Facebook Insights: mais um passo na evolução das métricas sociais



          O novo facebook  insights  já está disponível  para algumas fan pages , e promete facilitar a mensuração de  dados  sobre  o comportamento dos usuários nestas páginas.
 As novas ferramentas vêm de encontro à necessidade de analistas de mídias sociais que encontram dificuldade em considerar o sucesso em  impressões  e tem necessidade de demonstrar  de forma mais palpável  quantas pessoas viram, falaram, clicaram, retwittaram e repercutiram o conteúdo
O novo insights do facebook considera:
 • Penetração: quantas pessoas visualizaram o conteúdo.
 • Engajamento: quantas pessoas clicaram em “see more” para ler o conteúdo completo dos posts mesmo dias após a publicação.
 • Interação: métrica lançada como “talking about this” considera o número de pessoas que deu like, fez comentários nos seus posts, compartilhou uma notícia ou respondeu a um evento.
 • Viralidade: índice de pessoas que repassou o seu conteúdo adiante na rede.

Mais novidades:

          Quem gerencia fan pages está habituado com excel para consolidar dados de ativação, interação e saber quais conteúdo foram melhores recebidos pelos usuários. O Facebook está facilitando a vida dos profissionais de social media e criando uma identidade mais próxima do Google Analytics, mostrando os posts que tiveram maior repercussão e alcance na rede. Outra boa noticia é que o facebook não só passará a mostrar a frequência de posts como, com as novas métricas do insights, permitirão ver se a qualidade das postagens está caindo ou crescendo a partir dos dados.
          Também merece destaque  a seção “reach”, que mensura a penetração dos posts em relação ao público. Ela se subdivide em 3 categorias;
 • Penetração a partir de mídia: usuários que tiveram contato com facebook Ads ou outras peças que possam ter as levada ao conteúdo.
 • Penetração orgânica: pessoas que buscaram e se depararam com o conteúdo.
 • Penetração viral: pessoas que tiveram contato com o conteúdo a partir do compartilhamento de outros fãs.

          Ferramentas como essas são essenciais para os profissionais de mídias sociais que, até um tempo atrás produziam conteúdo no escuro, mas trarão também conhecimento aos gestores de marca, que terão oportunidade de saber o que agrada o seu público ou não.

          Para saber como será o funcionamento dessas novas ferramentas  assista o vídeo tutorial que explica tudo que você precisa saber (em inglês):


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