O novo facebook insights já está disponível para algumas fan pages , e promete facilitar a mensuração de dados sobre o comportamento dos usuários nestas páginas.
As novas ferramentas vêm
de encontro à necessidade de analistas de mídias sociais que encontram
dificuldade em considerar o sucesso em impressões
e tem necessidade de demonstrar de forma mais palpável quantas pessoas viram, falaram, clicaram,
retwittaram e repercutiram o conteúdo
O novo insights do facebook considera:
• Penetração: quantas
pessoas visualizaram o conteúdo.
• Engajamento:
quantas pessoas clicaram em “see more” para ler o conteúdo completo dos posts
mesmo dias após a publicação.
• Interação: métrica
lançada como “talking about this” considera o número de pessoas que deu like,
fez comentários nos seus posts, compartilhou uma notícia ou respondeu a um
evento.
• Viralidade: índice
de pessoas que repassou o seu conteúdo adiante na rede.
Mais novidades:
Quem gerencia fan
pages está habituado com excel para consolidar dados de ativação, interação e
saber quais conteúdo foram melhores recebidos pelos usuários. O Facebook está
facilitando a vida dos profissionais de social media e criando uma identidade
mais próxima do Google Analytics, mostrando os posts que tiveram maior
repercussão e alcance na rede. Outra boa noticia é que o facebook não só
passará a mostrar a frequência de posts como, com as novas métricas do insights,
permitirão ver se a qualidade das postagens está caindo ou crescendo a partir
dos dados.
Também merece destaque a seção “reach”, que mensura a penetração dos
posts em relação ao público. Ela se subdivide em 3 categorias;
• Penetração a partir de mídia: usuários
que tiveram contato com facebook Ads ou outras peças que possam ter as levada
ao conteúdo.
• Penetração orgânica: pessoas que
buscaram e se depararam com o conteúdo.
• Penetração viral: pessoas que tiveram
contato com o conteúdo a partir do compartilhamento de outros fãs.
Ferramentas como essas são essenciais para os profissionais
de mídias sociais que, até um tempo atrás produziam conteúdo no escuro, mas
trarão também conhecimento aos gestores de marca, que terão oportunidade de
saber o que agrada o seu público ou não.
Para saber como será o funcionamento dessas novas
ferramentas assista o vídeo tutorial que
explica tudo que você precisa saber (em inglês):
0 comentários:
Postar um comentário