A sua marca já faz o monitoramento online?


Saber o que as pessoas falam sobre a sua marca nos sites, blogs e redes sociais é importante para planejar estratégias e ações.

O monitoramento de uma marca não está vinculado aos meios digitais, mas sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das pessoas, independente destas serem o foco de atenção da empresa.

Sabemos: a marca mais lembrada do mundo é a Coca-Cola. Para nós brasileiros, uma marca nacionalmente reconhecida é a do sabão em pó Omo. Temos essas informações por pesquisas realizadas para saber qual marca vem à mente quando questionados, mas são pesquisas direcionadas e pontuais.

Com a presença da web em nossa sociedade e o crescente acesso às redes sociais surgiu uma nova necessidade: o monitoramento online.

As empresas buscam saber como sua marca está sendo mencionada pelas pessoas de forma espontânea na rede mundial de computadores. E a importância está justamente nessa espontaneidade dos brasileiros em compartilhar suas informações, seja para dividir uma frustração ou para divulgar uma satisfação. Acompanhar o que as pessoas pensam, falam, sentem e divulgam sobre uma marca é trabalho regular, diário e estratégico para uma empresa.

O monitoramento de uma empresa deve ser realizado sempre, independente de sua presença digital. Mesmo se sua empresa não tem atuações online regulares, o seu cliente pode estar falando dela agora no Twitter ou no Facebook ou citando sua marca numa postagem num blog. E os comentários são positivos ou negativos?

Falem mal de mim, mas falem de mim.

Algumas empresas adotam a estratégia conforme o ditado acima, mas nem sempre é interessante ter uma marca sendo citada de forma negativa num ambiente tão viral como a web. Por meio do monitoramento podemos perceber críticas negativas, elogios e até mesmo prever crises e antecipar tendências. É essencial o acompanhamento dessas menções para saber como agir e o momento adequado de dar uma resposta.

Em 04 de novembro foi divulgado: a CIA, a agência de inteligência dos EUA, assumiu oficialmente que monitora diversas redes sociais em todo mundo . Podemos encarar esta informação, além de óbvia, como exemplar da importância do monitoramento na web. O conhecimento é essencial, tanto para as empresas, quando para as agências com objetivos políticos.

O monitoramento de marca deve ser realizado de forma regular e metódica. Deve-se buscar informações sobre o valor de cada comentário, analisar as intenções e capacidade de gerar outras menções na web.

É por meio do monitoramento regular que a instituições como a CIA, empresas como Coca-Cola, ou pequenas empresas como a VinicciBrindes, podem analisar como os termos de seu interesse são mencionado por clientes, funcionários, colaboradores diversos e até mesmo por concorrentes.

Lembre-se: ficou para trás a época que as empresas tinham total controle sobre sua imagem. Hoje esta função está nas mãos do consumidor, usuário das redes sociais, que também exerce o papel de influenciador.

Então não perca tempo e comece o monitoramento de sua marca.

Fonte:  http://webinsider.uol.com.br

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