Saber o que as
pessoas falam sobre a sua marca nos sites, blogs e redes sociais é importante
para planejar estratégias e ações.
O monitoramento de uma marca não está vinculado aos meios
digitais, mas sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e
da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu
público ou na mente das pessoas, independente destas serem o foco de atenção da
empresa.
Sabemos: a marca mais lembrada do mundo é a Coca-Cola. Para
nós brasileiros, uma marca nacionalmente reconhecida é a do sabão em pó Omo.
Temos essas informações por pesquisas realizadas para saber qual marca vem à
mente quando questionados, mas são pesquisas direcionadas e pontuais.
Com a presença da web em nossa sociedade e o crescente
acesso às redes sociais surgiu uma nova necessidade: o monitoramento online.
As empresas buscam saber como sua marca está sendo
mencionada pelas pessoas de forma espontânea na rede mundial de computadores. E
a importância está justamente nessa espontaneidade dos brasileiros em
compartilhar suas informações, seja para dividir uma frustração ou para
divulgar uma satisfação. Acompanhar o que as pessoas pensam, falam, sentem e
divulgam sobre uma marca é trabalho regular, diário e estratégico para uma
empresa.
O monitoramento de uma empresa deve ser realizado sempre,
independente de sua presença digital. Mesmo se sua empresa não tem atuações
online regulares, o seu cliente pode estar falando dela agora no Twitter ou no
Facebook ou citando sua marca numa postagem num blog. E os comentários são
positivos ou negativos?
Falem mal de mim, mas falem de mim.
Algumas empresas adotam a estratégia conforme o ditado
acima, mas nem sempre é interessante ter uma marca sendo citada de forma
negativa num ambiente tão viral como a web. Por meio do monitoramento podemos
perceber críticas negativas, elogios e até mesmo prever crises e antecipar
tendências. É essencial o acompanhamento dessas menções para saber como agir e
o momento adequado de dar uma resposta.
Em 04 de novembro foi divulgado: a CIA, a agência de
inteligência dos EUA, assumiu oficialmente que monitora diversas redes sociais
em todo mundo . Podemos encarar esta informação, além de óbvia, como exemplar
da importância do monitoramento na web. O conhecimento é essencial, tanto para
as empresas, quando para as agências com objetivos políticos.
O monitoramento de marca deve ser realizado de forma regular
e metódica. Deve-se buscar informações sobre o valor de cada comentário,
analisar as intenções e capacidade de gerar outras menções na web.
É por meio do monitoramento regular que a instituições como
a CIA, empresas como Coca-Cola, ou pequenas empresas como a VinicciBrindes,
podem analisar como os termos de seu interesse são mencionado por clientes,
funcionários, colaboradores diversos e até mesmo por concorrentes.
Lembre-se: ficou para trás a época que as empresas tinham
total controle sobre sua imagem. Hoje esta função está nas mãos do consumidor,
usuário das redes sociais, que também exerce o papel de influenciador.
Então não perca tempo e comece o monitoramento de sua marca.
Fonte:
http://webinsider.uol.com.br
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